A caixa de gordura é um sistema muito importante presente em todas as casas. Esse é um reservatório localizado entre o cano da pia da cozinha e o cano de coleta principal do esgoto.
É importante entender que o sistema de esgoto não está preparado para lidar com óleo e gordura.
Ao despejar esses materiais dentro da pia acontece a contaminação de uma grande quantidade de água, além de prejudicar consideravelmente o tratamento realizado pelas empresas de tratamento de água.
Além de prejudicar consideravelmente o tratamento de água realizado pela companhia de saneamento da cidade, o óleo jogado dentro do ralo da pia é um problema grave para qualquer ambiente.
A Limpa Fossa Esgotecnica realiza o desentupimento de canos e também a limpeza de caixas de gordura. Por isso, estamos trazendo algumas dicas sobre como limpar a caixa de gordura e porque esse sistema é tão importante para o seu encanamento.
O que é a caixa de gordura
O óleo é o grande inimigo dos canos do mundo inteiro. Em países europeus, com sistemas de esgoto da Era Vitoriana atualmente enfrentam problemas graves por causa do óleo jogado dentro das tubulações.
Não é diferente aqui no Brasil, o óleo pode acabar criando barreiras em todo o sistema de coleta de esgoto e causar problemas graves. Esses problemas vão desde gastos a mais pelas companhias de saneamento até alagamentos por entupimentos.
Já no ambiente privado, a gordura e óleo dentro do encanamento pode fechar canos completamente, causando um entupimento bem complicado de ser resolvido e exigindo equipamentos profissionais.
Com isso em mente, a caixa de gordura é nada mais do que um reservatório que impede que gordura entre pelo encanamento principal de esgoto. Esse sistema é tão importante que ele é exigido por lei em qualquer instalação hidráulica.
A ideia por trás do funcionamento é bem simples. A caixa de gordura tem um cano de entrada e um cano de saída logo abaixo, com uma cobertura. Essa cobertura permite que apenas água entre pelo cano e saída e não a gordura.
Com isso, a gordura fica acumulada dentro da caixa e não prejudica o resto do encanamento.
Quando realizar a limpeza de caixa de gordura
Como é de se esperar, a caixa de gordura precisa ser limpa e esvaziada com uma determinada frequência. Com o tempo a gordura acaba enchendo a caixa e evitando a passagem de água.
Isso causa transbordamentos e até retorno de água pelos ralos da cozinha. Situação nada agradável.
Portanto, assim que notar que a caixa de gordura está ficando cheia, é hora de realizar uma limpeza e retirar a gordura de entro da caixa.
Não existe uma periodicidade correta, afinal cada caixa terá uma capacidade diferente.
De forma geral, é recomendado os seguintes períodos:
De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;
Como limpar a caixa de gordura?
A limpeza da caixa gordura residencial pode ser facilmente feita sem equipamentos profissionais. Aliás, alguns modelos de caixas até possuem sistemas de limpeza fácil, com um cesto especial para a remoção simples da gordura coletada.
Para limpar a caixa de gordura em casa você vai precisar de:
Luvas, Sacolas de lixo, Chave de fenda.
Use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica.
Caso não possua o cesto, use as mãos (cobertas com luva) ou algum recipiente para tirar a gordura.
Nas caixas de gordura de alvenaria, a gordura costuma grudar na parede e pode ser necessário uma espátula para a remoção completa do material.
Limpeza profissional de caixa de gordura
A limpeza profissional é feita de forma diferente e é indicada para caixas de gordura maiores e que recebem muito fluxo de água ou que estejam em uma situação de entupimento completo.
A limpeza profissional é feita através de um tubo de sucção capaz de remover toda a gordura das paredes, do cano de entrada e saída e deixar a caixa livre da sujeira.
Lembre-se que é importante contar sempre com uma empresa profissional credenciada e com experiência. Procedimentos realizados de forma inadequado podem causar danos à caixa de gordura.
Por: www.limpafossa.com.br
Comments