top of page

Conheça o condomínio de luxo preparado para o aquecimento global

Junto à água, arquitetos criaram uma espécie de “costa viva” para proteger 400 apartamentos, nos Estados Unidos, contra a elevação do nível do mar

Um novo empreendimento à beira do porto de Boston, nos Estados Unidos, foi projetado para suportar o aumento no nível do mar na cidade, causado pela mudança climática. Chamado de Clippership Wharf, o complexo de luxo foi construído pela empresa Lendlease Americas e conta com um sistema de barreiras contra inundações para proteger as áreas mais baixas do terreno, como garagem e saguões.


Junto à água, os arquitetos criaram uma espécie de “costa viva”, com salinas e praias rochosas, fornecendo uma proteção de terra para os 400 apartamentos e condomínios no empreendimento. “Em vez de construir um paredão de concreto, nós removemos parte da barreira existente para fornecer uma costa viva”, diz Nick Iselin, da equipe de desenvolvedores do projeto. "Isso ajuda a dissipar a atividade de ondas e tempestades ou desviá-las”.


Durante marés ou tempestades altas, uma área de retenção é levemente elevada e projetada para suportar o nível de água. Além disso, em vez de um caminho de concreto, os designers construíram um calçadão de madeira para que os habitantes possam atravessar quando a água subir.

Os prédios foram construídos o mais alto possível, sem apartamentos no nível do solo. Os pisos residenciais mais baixos ficam a 5 metros acima do nível do mar durante a maré alta. Todos os imóveis no nível do solo dos edifícios, como lojas e estacionamento, podem ser protegidos com barreiras que podem ser rapidamente encaixadas no local antes de uma grande tempestade, por exemplo.


Embora não se tenha o número exato, um estudo feito pela universidade de Massachusetts sugere que o nível do mar pode subir até 3 metros de altura, até o final do século. Até 2200, com o derretimento das geleiras na Antártida, esse número pode chegar a 11 metros de altura. Soluções naturais, como a costa viva, são uma das principais formas de enfrentar a ameaça do aumento da água.


Por: Época Negócios Online

0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page