top of page

Higiene ajuda a combater coronavírus nos condomínios

Confirmações de contágio do vírus no país exigem reforço na limpeza e higienização em todo lugar.



Com sintomas parecidos com os da gripe comum, como tosse, febre e falta de ar, o Covid-19 (coronavírus) já infectou mais de 80 mil pessoas e deixou em torno de dois mil mortos. O Brasil é o primeiro país da América do Sul que confirmou um caso de contágio . O Ministério da Saúde aponta que é provável ter outros casos de contaminação, mas que não deve haver motivos para pânico.


Todos os dias, novos casos são registrados ao redor do mundo. O vírus é transmitido via aérea e pelo contato, por isso, para conter o avanço, infectologistas alertam para que se evitem locais fechados e com grande aglomeração de pessoas. Embora essa recomendação não possa ser seguida por todos, há outras soluções que podem afastar o risco do contágio.


Locais grandes e com fluxo intenso de movimentação, como os condomínios, precisam reforçar a higienização das áreas compartilhadas e de uso comum. Para Amilton Saraiva, especialista em condomínios, o ideal é contratar serviços profissionais, pois os encarregados pela limpeza possuem conhecimento correto sobre a melhor forma de higienização. “São profissionais bem treinados, especificamente para esse tipo de trabalho, como os auxiliares de limpeza e de serviços gerais, que recebem um treinamento com instruções teóricas e práticas sobre atendimento e conhecem as técnicas de higienização de ambientes”, afirma o especialista.


Para alertar os moradores, o condomínio ainda pode criar campanhas de prevenção colocando avisos e cartazes nos elevadores ou nas demais dependências, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são: sempre lavar as mãos (com sabão ou usar álcool em gel), cobrir a boca e o nariz com lenço de papel ao tossir e espirrar, evitar passar a mão nos olhos, nariz e boca (pois se o vírus estiver em uma superfície, pode transferir para o corpo) e manter, no mínimo, um metro de distância de pessoas que estão sempre com tosse ou espirrando.


Diante da situação, é fundamental reforçar a extrema importância de manter o ambiente limpo, com soluções desinfetantes, bem como móveis e smartphones, por exemplo. Moradores e funcionários, juntos, podem colaborar e alertar seus vizinhos sobre as formas de prevenção para evitar maior proliferação. Assim, é possível afastar o contágio, porém, caso os sintomas se intensifiquem, o indivíduo deve imediatamente buscar uma unidade de saúde para atendimento médico.


Por: Folha Vitória

0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page